Você sabia que respirar bem pode te trazer mais harmonia e equilíbrio com o seu corpo e a sua mente?
Este benefício inclusive leva a melhora na sua postura, uma vez que você não irá tensionar os seus músculos de forma desnecessária, e terá mais foco em você.
São várias as práticas e modalidades que nos ajudam a fazer o treinamento para respirarmos bem. Podemos citar a meditação, a yoga, a Reeducação Postural Global, o Feldenkrais, a Eutonia, a ginástica holística e várias outras.
Todas estas práticas de respiração tem como objetivos:
Diminuição de stress
Aceleração do coração e da respiração, tontura, mãos trêmulas, suor excessivo, são alguns indícios de que estamos com stress. Respirar ajuda a bloquear provisoriamente as angústias presentes.
Aliviar dores corporais
O corpo adota contrações musculares excessivas quando estamos tensos. Por exemplo, os seus ombros ficam elevados e rígidos, a cabeça se projeta para frente e você começa a ter dores na cervical. Sabendo respirar nestes momentos corretamente, você evita contraturas ou “nós”.
Controlar a pressão e os batimentos cardíacos
Um estado de tensão permanente leva ao aumento de pressão arterial, e ao aceleramento dos batimentos cardíacos podendo trazer um grande prejuízo a sua saúde.
O Sono
Dormir mal leva a falta de concentração e dores corporais. A respiração está diretamente relacionada a qualidade do sono. Vários problemas respiratórios, como asma e rinite levam a obstrução das vias aéreas e a pessoa já acorda cansada.
Condicionamento físico
Associado a saber respirar melhor é muito importante praticar exercícios físicos regulares.
Auto conhecimento corporal e emocional
Você se conhecendo, sabendo os seus limites, saberá fazer escolhas adequadas. Uma boa forma de conhecer o seu corpo é fazendo RPG, que é uma técnica de fisioterapia, aonde exercícios específicos são associados a um bom direcionamento da sua respiração.
Abaixo lhes ensino três técnicas simples de respiração:
Contagem de sete segundos
Inspire, segure 07 segundos e expire lentamente, faça 03 sequências
Relaxamento progressivo
Deitada, inspire, contraia um braço, segure 05 segundos e expire relaxando. Faça o mesmo com o outro braço. Depois uma perna e depois a outra. Assim, consequentemente, com a cabeça, mãos e pés.
Relaxamento obstruindo as narinas alternadamente
Apoie um dedo em uma narina obstruindo o ar e ao mesmo tempo inspire pela outra narina. Ao finalizar a inspiração, alterne, bloqueando esta última narina e expirando o ar pela outra. É um mecanismo contínuo. Repita 05 vezes de forma lenta e se possível com os olhos fechados.
Este tema é bastante complexo, espero tê-los ajudado com estas informações.
Qualquer informação, entre no meu link, que terei prazer em poder ajuda-lo.
Biblografia:
Dychtwald Ken - Corpomente Summus Editorial
Ehrenfried L. - Da educação do corpo ao equilíbrio do espírito Summus Editorial
Souchard Ph.E. - Respiração Summus Editorial
Eureka - Soluções Empresariais e Serviços Educacionais
Comments