O que vem a ser Escoliose?
A Escoliose é um desvio lateral na coluna, onde ao invés da coluna estar reta, ela apresenta a forma de um C ou S. Muitas vezes não existe um motivo ou causa conhecida para a pessoa ter escoliose, mas a sua origem pode vir em adotar uma má postura ou até mesmo ocorrer por motivos genéticos!
Sinais Físicos
Notam-se várias diferenças visuais:
A altura dos ombros, bem como a dos quadris são diferentes.
Um quadril pode estar mais à frente do outro
Olhando as costas de uma pessoa, vemos que um lado do tronco está mais elevado que o outro.
Ao caminhar, há um leve desequilíbrio da coluna, prejudicando um andar correto.
Sintomas
Na adolescência muitas vezes os jovens não sentem nenhum incômodo. É a chamada evolução lenta e silenciosa, que quando se mede a angulação da escoliose percebe-se que já está avançada. Às vezes os pacientes referem um cansaço quando permanecem muito tempo sentados ou em pé.
Nos adultos, as queixas de dores são mais frequentes porque acabam se somando com a tensão do trabalho e do dia a dia.
Quais profissionais devo procurar?
Nas crianças e adolescentes é o pediatra que costuma notar a escoliose. Nos adultos é melhor se encaminhar ao Ortopedista que pedirá alguns exames e orientará para a Fisioterapia
Exames para detectar a escoliose
Raio X: para ver os graus de torção das vértebras
Ressonância magnética: exame mais específico
Tratamentos
Até 30 graus da curva da escoliose,indica-se o tratamento conservadorn que é realizado pela correção postural através da Fisioterapia.
Acima de 30 graus é indicado o uso de coletes juntamente com a realização da Fisioterapia.
Acima de 50 graus a indicação é cirúrgica, pois pode comprometer alguns órgãos vitais.
Existem vários tratamentos de Fisioterapia, como por exemplo RPG, Rolfing e Pilates. O importante é estar sendo orientado por um profissional que conheça profundamente como ocorre a evolução de uma escoliose e que sabe atuar em cada caso específico.
Deve-se ter, por exemplo, cuidado redobrado com pacientes em início da puberdade, porque é onde pode piorar muito os graus da escoliose devido ao estirão de crescimento.
Estudos recentes mostram que na escoliose é muito importante os exercícios de correção da postura da cabeça, além dos exercícios posturais, pois isto estimula receptores na pele e nos músculos da coluna. Nos jovens são necessários exercícios até a maturidade do esqueleto.
O aspecto psicológico que a escoliose exerce também tem que ser levado em consideração pois altera a auto-imagem da pessoa.
Não se esqueça, o mais importante é a prevenção!
Para maiores esclarecimentos, bem como começar seu tratamento, entre em contato!
Comments