Limitante e frustrante, esta dor já causou ou irá causar muito incômodo em sua vida. Sabendo disto, leia abaixo orientações e dicas de uma profissional acostumada a ouvir diariamente de seus pacientes: “não consigo trabalhar sentada muito tempo”, “não posso me inclinar que já dói”,"a minha perna começa a queimar se fico em pé parada”.
A dor lombar ou lombalgia em geral não costuma ser grave e pode ser decorrente de várias causas, como má postura, inflamação de nervo ciático, hérnia de disco, movimentos repetitivos e contraturas musculares.
Quando é uma leve dor, ela pode ser solucionada com repouso, uma leve massagem e calor morno nas costas.
Entretanto, quando a dor é intensa e contínua que o impede de se sentar muito tempo, se inclinar ou se ao caminhar você sentir um formigamento nas pernas, opa, sinal de ALERTA!! Vá ao médico para examiná-lo e depois inicie a fisioterapia.
EXPLICAÇÕES DAS 5 CAUSAS
1 – Má postura
Essa é a grande VILÃ das dores! Na posição sentada, por exemplo, escorregando na cadeira, a pressão ao invés de ser no cóccix, irá ser nas vértebras lombares. Assim como em pé, se você não permanecer com a coluna reta, todo o peso do tronco pressionará a lombar.
2 – Movimentos repetitivos
Sabe aquele movimento de se inclinar várias vezes, por exemplo, ao limpar a casa ou ao arrumar um armário, ou mesmo fazer academia com o peso errado, isto pode desencadear um esforço maior em um lado só do tronco podendo inflamar o músculo e ocasionar a dor lombar.
3- Inflamação do nervo ciático
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. Quando ocorre inflamação no trajeto deste nervo, pode haver dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico. É muito angustiante e limitante esta dor.
4 – Hérnia de Disco
Dor muito limitante na coluna, pode ser acompanhada por diminuição de força e formigamentos nas pernas, bem como a pessoa pode sentir umas “fisgadas” que vem da região glútea e percorre a coxas e também a pernas.
Surge quando um disco que na coluna e o seu centro gelatinoso, se rompe, sai da posição correta e acaba provocando a compressão de nervos da região lombar.
O diagnóstico é feito através de um exame de imagem e de teste clínico.
5- Contraturas musculares
As contraturas musculares acontecem quando um determinado músculo se contrai demais causando diminuição dos movimentos e dor local. Pode ser ocasionado por exercícios errados ou quando uma área de tensão chegar no seu máximo de contração .
TRATAMENTO
Má postura e movimentos repetitivos
Tanto a má postura como os movimentos repetitivos estão interligados e nesse sentido o tratamento é semelhante. Os dois decorrem de uma falta de Consciência Corporal.
Má postura: Fique atento a forma como você se senta, encostando bem as costas e apoiando os pés no chão, assim como em pé apoie o peso igual nos dois pés.
Movimentos repetitivos: Evite se dobrar várias vezes ou trabalhar no computador sem apoiar os antebraços na mesa.
Nervo Ciático e Hérnia de disco
Nestes casos o tratamento engloba uso de medicamentos na fase aguda e início da fisioterapia assim que melhorar um pouco.
Na fisioterapia o tratamento será através do uso de Ultra som, Laser e junto inicia-se exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura, sempre respeitando o limite do paciente.
Contratura Muscular
O tratamento neste caso é mais fácil do que o que envolve nervos, porque no caso, teremos que relaxar a musculatura tensa usando ventosas, Ultrassom, massagem, laser e alongamento muscular.
Comments