A dor é uma sensação subjetiva, aonde cada indivíduo sente de uma forma diferente.
A dor cervical pode se originar em vários locais e ser sentida em muitas regiões do pescoço e nos braços.
Esta dor é responsável pela piora da qualidade de vida, levando a mudanças na rotina do dia a dia da pessoa, fazendo ela se afastar socialmente da vida familiar e de trabalho e a alterações emocionais como irritação, depressão, insônia.
Principais Causas Da Dor Cervical:
Esforços repetitivos – A prática de atividades repetitivas como o uso constante de celular, aonde se permanece com a cabeça fletida, bem como o uso de computador, aonde a tela muitas vezes está baixa, assim como em outra situação onde a pessoa não apoia os antebraços na mesa, são motivos que levam a desgastes articulares e musculares.
Má postura- A coluna como um todo, nem sempre está alinhada. É comum vermos pessoas com a cabeça pra frente e as costas curvadas, gerando tensão constante na cervical.
Hérnia de disco – por diversas situações funcionais, o disco fica pressionado entre as vértebras e acaba comprimindo estruturas nervosas. Isto leva a uma dor cervical forte, necessitando muitas vezes do uso de remédios.
Tensão muscular excessiva – muitas são as causas no dia a dia que nos levam a tensões, principalmente na cervical. É uma região bastante emotiva da coluna, aonde dependendo das nossas emoções criamos pontos doloridos e com rigidez.
Tecnicas De Tratamento
São inúmeras como Fisioterapia convencional, RPG, Pilates, Manobras Miofasciais e Acupuntura. As vezes numa mesma sessão o fisioterapeuta pode utilizar várias técnicas, todas para o paciente ter uma rápida melhora.
A Reeducação Postural Global é um método de fisioterapia que não só corrige lesões musculares e articulares, como também reeduca o paciente, alongando as cadeias musculares encurtadas e ameniza dores no corpo. No RPG usamos a manobra de Pompage, que e uma técnica de terapia manual que promove relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular.
Tratamento
Se as dores forem constantes a ida ao médico é importante para que sejam feitos exames e se chegar a um diagnóstico. Após isto, inicia-se o tratamento com fisioterapia e as vezes dependendo do nível de dor cervical o médico indicará o uso de antiinflamatórios e relaxantes musculares.
Comentários